O diabete muitas vezes é chamado de "doença do açúcar" exatamente por ter uma estreita relação com as vias metabólicas de carboidartos e lipídeos. Mas de onde vem essa relação? Na verdade, a maioria de nós já ouviu a simples resposta: insulina. Mas é só esse hormônio que causa tantas alterações no organismo?
Em primeiro lugar, no diabete não é só a insulina que é afetada, outros hormônios como o glucagon e o somatrófico também o são, dependendo muito do tipo de diabete a proporção na qual esses hormônios são afetados. Além disso, uma alteração só nesse hormônio é uma abordagem bastante equivocada, afinal os hormônios são os ditos mensageiros químicos do corpo e, portanto, alterações hormonais não somente são sérios acometimentos como também tem consequências gravíssimas.
Em posts futuros iremos abordar os outros hormônios citados, mas por enquanto vamos nos ater à insulina e os efeitos que sua falta tem:
· A função básica da insulina no metabolismo de carboidratos é, de forma simplificada, a estimulação do uso da glicose e inibição da neo-formação de glicose, ou seja, o tarnsporte de glicose para muitos tecidos é dependente de insulina. (GLUT 4)
· Já no metabolismo de lipídeos, a insulina age na transformação de glicose em ácidos graxos através da ativação da acetil-coA-carboxilase e na formação de NADPH + H+ (RHM*); entretanto a insulina também pode agir inibindo a formação de gordura através da lipase hormônio-sensitiva e pode ainda diminuir a degradação de proteínas nos músculos.
*RHM= rota da hexose-monofosfato
Assim, os principais efeitos da falta de insulina são: hiperglicemia; prejuízo na captação e utilização da glicose (principalmente nos tecidos muscular e adiposo); proteólise na musculatura aumentada e consequente aumento da gliconeogênese no fígado; glicosúria; hiperlipidemia; acidoses metabólicas; cetonúria.
São muitas consequências, não? Mas não se preucupe, em um post futuro de consequências e doenças relacionadas a diabetes isso estará mais bem detalhado.
Abaixo encontra-se um esquema exemplificando os efeitos da falta de insulina:
p. 161 de Bioquímica-Texto e Atlas
Bibliografia: Koolman, J. e Röhm, K. "Bioquímica - Texto e Atlas" Artmed, 3.ed., 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário