sexta-feira, 20 de agosto de 2010

é melhor prevenir do que remediar.

Alô! Alô! Cabeçudas e cabeçudos, estudantes de biobio. Como é de senso comum, mas mesmo assim nem sempre levado em pratica, é melhor prevenir do que remediar. A má notícia é que, infelizmente, a diabetes tipo 1 não tem prevenção, isso porque esse tipo acontece por causa da destruição das células betas do pâncreas e não se sabe nem foi inventado nem um mecanismo que impeça esse “erro” genético dos indivíduos.

A boa notícia, atenção pessoas no grupo de risco, é que a diabetes tipo dois tem cura! Ótimo! Então, como prevenir o diabete? Poxa na teoria é muito simples. Mas, dependendo da pessoa, poderá haver uma mudança radical nos hábitos. Por exemplo: para se prevenir a diabetes é preciso praticar uma atividade física regular, manter uma dieta balanceada, ingerir pouco açúcar e comer bastantes fibras, não fumar, manter o peso normal, controlar a pressão arterial, e fazer exames regulares para medir a quantidade de açúcar no sangue. O problema é convencer uma pessoa sedentária a adotar essas medidas. Então se você tiver uma das seguintes características você está no grupo de risco, se ligue:
. Familiar com diabete tipo 2
. Muito acima do peso
. Já passou dos 40 anos
. Mulheres que deram à luz a bebês com mais de 4 quilos
. Pessoas que nasceram pesando de mais de 4 quilos.

É galerinha!Diabetes é tão sério (um dos maiores problemas de saúde mundial) que existe um dia mundial da prevenção e controle da diabetes veja nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2RGO66x2zNs&feature=search

Abaixo um vídeo super legal que serviu como bibliografia e contem informações extras:
http://www.youtube.com/watch?v=CFSCR8oDmKk&feature=search
Atenção ao final do vídeo: programa “vale mais” – facilidade na comprar da medicação.

Bibliografia: http://sobretudo.org/problemas-de-saude-prevencao-contra-diabete.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário