Então, hoje terminamos de assistir a apresentação do grupo de neurotransmissores e fomos escolhidos para participar do Bio Bio Show respondendo duas perguntas:
1) Qual a diferença da liberação fásica e tônica da dopamina e qual delas é útil no tratamento do vício?
Resposta: A liberação fásica da dopamina ocorre com estímulos relacionados ao comportamento, principalmente, e é bem caracterizada pelas altas concentrações do neurotransmissor que ativa o neurônio pós-sináptico e fica pouco tempo na fenda sináptica, pois logo é recaptado pelos transportadores de dopamina (DAT) do neurônio pré-sináptico. Já a liberação tônica de dopamina ocorre espontaneamente, em quantidades mais baixas e está intimamente ligada à regulação dos níveis de dopamina no espaço extracelular, pois ela ativa auto-receptores nos neurônios pré-sinápticos, que ao serem ativados inibem a atividade da enzima TH e assim a transformação de tirosina em L-DOPA e esta em dopamina, ou seja, a liberação tônica atua na regulação das concentrações da dopamina e na regulação da liberação fásica também. Algumas drogas viciam pois elas se ligam aos DAT durante o uso e provocam um acumulo de neurotransmissores na fenda sináptica, após o tempo de atuação da droga esse acumulo hipersensibiliza os DAT, de modo que precisa-se de mais dopamina para um mesmo efeito. Assim, para o tratamneto do vício a liberação que mais interessa é a liberação fásica.
2) Porque a cafeína ajuda no emagrecimento? Cite ao menos duas enzimas envolvidas.
Resposta: A cafeína atua como uma antagonista da adenosina, no caso dos adipócitos ela atua com relação às enzimas Moscatel-O-metil-transferase e fosfodiesterase ativando a lipase, consequentemente aumnetando a mobilização das gorduras e ajudando no emagrecimento.
Camila Mariano e Rodrigo Kouzak
Pessoal,
ResponderExcluiro grupo TODO está liberado para participar da Final do show. Boa sorte !
Marcelo Hermes