Hipertensão: representa seríssimo risco para o diabético, para todos na verdade, mas quando juntamos diabetes com hipertensão os resultados são catastróficos! Para se ter uma ideia: cada aumento da pressão arterial sistólica de mais ou menos 20mmHg pode dobrar a incidência de eventos cardíacos no diabético(cada aumento de 10mmHg da pressão diastólica também tem o mesmo efeito).
Excesso de peso: a obesidade também é outro importante fator de risco para a diabetes. Estudos indicam que o excesso de peso chega a triplicar as chances da pessoa desenvolver diabetes. Isso porque o acumulo de gordura principalmente abdominal (ou seja, cuidado com a barriguinha!!) que também pode ser chamada de gordura visceral, resulta em uma diminuição nos receptores de insulina, isso gera uma resistência à insulina que caracteriza o quadro da diabetes melito tipo 2.
Antecedente familiar: como já citado antes a diabetes é uma doença com grande relação genéetica, pois para que ocorre depende de uma suscetibilidade genética do indivíduo combinada com fatores externos. Sendo assim, é muito importante para todos aqueles que tem parentes com diabetes ficarem ligadões quanto aos perfis e fatores de risco, além de se preocupar mais com exames de rotina etc.
Colesterol alto, tabagismo, etilismo e sedentarismo são outros fatores de risco que são muito relacionaos com a diabetes. Não só aumentando as chances de se ter a diabetes mas também piorando muito a vida de quem já tem diabetes.
Se você está dentro desse perfil (possui alguma dessas características), você está dentro de uma zona muito perigosa e é bom pensar em algumas estrátegias interessantes para evitar o pior. Fazer exercícios com frequência, ter uma dieta balanceada, parar de fumar, fazer testes por prevenção...entre muitos outros esforços relativamente pequenos de nossa parte podem fazer toda a diferença. Você pode não saber e pode ter pré-diabetes, por exemplo! Portanto, muito cuidado com a saúde, pessoal!
E aqui vai um video que eu achei bem legal e que resume muito do que já foi falado aqui de forma clara e simples:
Nenhum comentário:
Postar um comentário